Mauá lança campanha ‘Operação Inverno’ para oferecer acolhimento à população de rua
A Prefeitura de Mauá lançou, nesta segunda-feira (16), a campanha 'Operação Inverno', que consiste na realização de uma série de ações direcionadas à população mais vulnerável durante os meses de frio mais intenso. A iniciativa ficará em vigor no município até o dia 30 de setembro tendo como meta, neste período, intensificar as abordagens de equipes da Administração Municipal à população em situação de rua nos dias em que os termômetros marcarem menos de 15°C, além da ampliação do acolhimento noturno.
Entre as ações previstas pela campanha está a ampliação do atendimento às pessoas em situação de rua durante os próximos meses. Para isso, o Paço criou um alojamento provisório no prédio do CentroPop (Avenida Washington Luís, 625, Cerqueira Leite), com 30 vagas temporárias. O atendimento será das 19h às 7h. Além disso, o Albergue Municipal (Rua Santos Dumont, 59, Vila Bocaina) também manterá os atendimentos em suas 30 vagas fixas, funcionando das 19h às 7h.
De acordo com dados divulgados pela Gestão Municipal na tarde desta quarta-feira (18), nas primeiras duas noites da campanha, as equipes da Prefeitura realizaram 18 abordagens às pessoas em situação de rua que foram orientadas e convidadas para passarem a noite nos abrigos do Centro Pop e do albergue municipal. Foram recebidas ainda seis denúncias com relatos de pessoas ao relento. Todas foram atendidas e, no total, 38 pessoas foram abrigadas durante a noite.
Apesar das mudanças trazidas pela nova iniciativa, o serviço de atendimento técnico, café da manhã e almoço oferecidos pelo CentroPop continuarão ocorrendo normalmente das 8h às 17h, de segunda a sexta. Já nas ruas da cidade, as equipes farão a busca ativa e a sensibilização das pessoas para que se protejam do frio e procurem pelos serviços de acolhimento noturno do município.
A 'Operação Inverno' é coordenada pela Secretaria de Assistência Social, com ações em conjunto com Fundo Social de Solidariedade, Defesa Civil, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria da Saúde e GCM (Guarda Civil Municipal). Para acionar o serviço social, o munícipe pode ligar, das 8h às 17h, para o CentroPop (4547-1061). Os serviços que operam 24 horas são Defesa Civil (199) e Guarda Civil Municipal (153).
Doação de itens
Outra ação que integra a campanha ‘Operação Inverno’ é a ação ‘Inverno Solidário’, anunciada nesta terça-feira (17). A iniciativa deseja incentivar a doação de itens como peças de vestuário e de cama e banho que serão encaminhados à pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. A medida é capitaneada pelo Fundo Social de Solidariedade de Mauá e realizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
Entre os itens que podem ser revertidos para a campanha estão casacos, calças, meias, gorros, luvas, cobertores, lençóis, toalhas de banho, tênis e sapatos em bom estado. A necessidade principal é de peças masculinas de inverno, uma vez que os homens representam a maioria da população em situação de rua.
As doações podem ser entregues nos vários postos espalhados pela cidade, como as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), sete CRASs (Centros de Referência de Assistência Social), dois CREASs (Centros de Referência Especializado de Assistência Social), na Central de Cadastro Único, nas secretarias externas da Prefeitura e no Paço Municipal. A Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Campos Sales, 289, Vila Bocaina, ficará responsável pelas arrecadações, triagem e entrega das peças. Os endereços destes locais podem ser conferidos abaixo.
Mais informações podem ser obtidas também através do e-mail fundosocialdesolidariedade@maua.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4512-7732.
Frente fria chega à Mauá
Desde o início da semana, Mauá e cidades vizinhas estão em alerta por conta das baixas temperaturas em decorrência da passagem de frente fria pela região. A previsão meteorológica para esses dias era de que o frio mais intenso ocorresse nas madrugadas de terça (17), quarta (18) e quinta-feira (19), com a possibilidades de os termômetros registrarem mínimas de 7 °C.
Para o fim de semana, segundo o Climatempo, as temperaturas devem subir um pouco. Na sexta (20), a expectativa é de que a máxima atinja 15º e a mínima fique em 8º. No sábado (21), a máxima deve ser de 19º e a mínima de 9º. Já no domingo (22), a temperatura máxima deve atingir 20º e a mínima 10º.
Lista de locais onde serão arrecadadas doações
UBS Vila Carlina - Rua Cândido Gonçalo Mendes, 84, Vila Carlina
UBS Capuava - Rua Durval de Aquino, 120, Bairro Capuava
UBS Itapark - Av. Itapark, 4189, Jardim Itapark
UBS Feital - Rua Aluísio de Azevedo, 72, Jardim Feital
UBS Flórida - Rua Samuel Wainer, 155, Jardim Flórida
UBS Guapituba - Rua Rosa Bonini Mariani, 204, Jardim Guapituba
UBS Jd. Mauá - Rua Joaquim Chavasco, 71, Jardim Mauá
UBS Jd. Kennedy - Rua Mário Milanesi, 539, Jardim Kennedy
UBS Oratório - Rua Salvador, 266, Jardim Oratório
UBS Paranavaí - Rua Rolândia, 252, Jardim Paranavaí
UBS Parque das Américas - Rua América do Norte, 110, Parque das Américas
UBS Parque São Vicente - Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 509-A, Parque São Vicente
UBS Primavera - Rua das Azaléias, 24, Jardim Primavera
UBS Santa Lídia - Rua Peru, 99, Parque das Américas
UBS Santista - Rua Januário Boccia, 120, Jardim Santista
UBS São João - Av. Barão de Mauá, 4050, Vila São João
UBS Sonia Maria - Rua Carmem Miranda, 545, Jardim Sônia Maria
UBS Vila Assis - Av. Assis Brasil, 591, Vila Assis Brasil
UBS Zaíra I - Av. Luiz Gonzaga do Amaral, 82, Jardim Zaíra
UBS Zaíra II - Av. Presidente Castelo Branco, 1975, Jardim Zaíra
UBS Zaíra III - Av. Presidente Castelo Branco, 2982, Jardim Zaíra
UBS Macuco - Rua Remo Luiz Corradini, 115, Macuco
UBS Vila Magini - Rua da Pátria, 83, Vila Magini
CRAS Feital - Av. Benedita Franco da Veiga, 1085, Jardim Feital
CRAS Macuco - Rua Remo Luiz Corradini, 115, Jardim Zaira/Macuco
CRAS Oratório - Rua Salvador, 266, Jardim Oratório
CRAS Parque das Américas - Rua Estados Unidos, 84, Parque das Américas
CRAS São João - Av. Barão de Mauá, 4050, Vila São João
CRAS Vila Mercedes - Rua Cícero Rodrigues da Silva, 443, Vila Mercedes
CRAS Zaira – Av. Presidente Castelo Branco, 2982, Jardim Zaira
Central de Cadastro Único - Rua Almirante Tamandaré, 589, Vila Bocaina
CREAS Vila Bocaina - Rua Alvares Machado, 18A, Vila Bocaina
CREAS Matriz - Rua Avaré, 62, Bairro Matriz
Paço Municipal - Av. João Ramalho, 205, Vila Noêmia
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...